sexta-feira, 3 de setembro de 2010

EDUCAÇÃO: ATÉ QUANDO VAMOS SER REFEM DA POLÍTICA

Hoje não temos como passar despercebido o avanço da tecnologia. Cada dia que se passa as coisas ficam cada vez mais modernas. Nem da tempo de aprender todas as funções de um determinado aparelho e outro mais avançado já aparece. Isso mostra que as ciências tecnológicas avançam rapidamente e a população ainda não estar preparada para tal situação.
Educação é um direito de todos, dever do Estado. Na verdade o Estado assume esse papel, mas de uma maneira em que o cidadão preparado por ele adquire um conhecimento limitado, pois quem esta na parte de cima não quer ser incomodado.
Assim como em alguns estados brasileiros, aqui no Amapá direção de Escola infelizmente ainda é um cargo político. Imagine um Professor de Ensino Médio ter como chefe uma pessoa que tem um curso inferior ao seu, que incentivo ele vai ter para trabalhar? Que política vai trabalhar com seus alunos? Aquela na qual ele é perseguido no seu local de trabalho? Trabalho esse em que levou anos para conquistar, estudou, batalhou, teve que ser aprovado em um concurso submetido a vários exames...
Percebemos que hoje o Governo faz da Escola uma “Moeda Política” meios para conseguir votos. Pois coloca no colégio alguém para trabalhar em prol dele e não da Educação. Hoje quem ajudar na campanha política tem a promessa de um cargo de confiança e assim muitas vezes são colocados nas Escolas pessoas totalmente despreparadas para trabalhar com a Educação. Nessa situação o diretor não vai produzir para a Educação e sim para uma política partidária que nos faz de refém.
O dia do Professor é um dia muito especial para nós, mas ficaremos bem mais orgulhosos desse dia quando estivermos livres de qualquer perseguição política ou pessoal em nosso local de trabalho, quando nossas escolas forem administradas por pessoas que tenham interesse na Educação e não em pagar uma dívida com determinado político ou partido. Precisamos ter prazer em trabalhar e visar sempre um mundo melhor, mas para isso merecemos respeito acima de tudo como seres humanos que somos. Pois muitas vezes somos humilhados, massacrados, explorados, até passam por cima de leis para tirar o que é de nosso direito.
Em uma pesquisa apresentada em uma emissora de televisão aparecemos em 2º lugar como profissionais mais confiados pela população, isso mostra que a população estar de nosso lado, então temos um aliado forte o povo.
Percebemos que enquanto outras ciências avançam de uma maneira bem acelerada, as ciências da Educação ainda permanecem sujeitas a objetivos que não são de interesse educacional. Acredito no potencial dos Professores e tenho certeza que um dia vamos cada vez ter mais motivos para nos orgulhar dessa valiosa profissão, no dia em que nos libertarmos da tão suja política partidária. Aí sim nesse dia a Educação vai com certeza dominar o mundo.

Palavras chaves: Educação, professor, política


Obrigado por ler essas palavras, são de um Professor que sonha com um mundo bem melhor para a Educação.

2 comentários:

  1. É meu caro irmaõ,aqui no RN, nós temos eleição direta para diretor(a) e vice de escola e, posso lhe garantir uma coisa, a realidade mudou completamente, os gestores escolares nao tem mais aquele medo de não seguir determinado partido além de que a escola ganha, de certo modo, mais "autonomia". Eu acho que deveria ser umas das lutas dos sindicatos que representam a educação em todo pais,ELEIÇÃO DIRETA PARA DIRETOR E VICE, para todas as escolas do Brasil.

    ResponderExcluir
  2. É meu colega realmente o nosso estado precisa mudar essa situação, pois percebemos que a cada dia que se passa estamos a mece dessa politica partidária, espero que sua indignação seja escutadas por todos que querem uma educação melhor. Parabéns pela postagem, pessoas como você fazem a diferença, estamos juntos nessa luta.bjs...

    ResponderExcluir